A Pizza é um excelente acompanhamento para uma sessão de cinema com os amigos, uma reunião com a família, ou até para quem quer fazer uma maratona de séries no Netflix.
Aqui no Rio Grande do Sul, temos uma grande comunidade de descendentes de italianos. Por isso, várias pessoas escolhem o vinho como bebida para acompanhar a pizza.
Contudo, nem todos sabem qual é o vinho ideal para acompanhar a pizza. Se esse é o seu caso, leia este texto até o fim, pois a Don Carlone apresentará dicas básicas para harmonizar vinho com pizza.
Após ler este post, temos certeza que, sempre que tiver oportunidade, comerá a sua pizza predileta acompanhada com um bom vinho.
A linguiça calabresa, tradicionalmente, possui um sabor intenso e condimentado.
Desse modo, ela protagoniza o sabor da pizza. O vinho ideal para acompanhar a pizza de calabresa são aqueles que têm notas salgadas como, por exemplo, o Jerez.
Caso a linguiça calabresa seja muito picante, ela encobrirá o sabor do Jerez.
Para resolver esse problema, você deve harmonizar a pizza com vinhos levemente adocicados e ácidos como o Riesling.
A pizza portuguesa é um dos sabores mais difíceis de harmonizar com vinho. Isso porque esse tipo de pizza possui muitos ingredientes: Muçarela, cebola, ovos cozidos e presunto.
Por essa razão, a pizza portuguesa deve ser acompanhada por vinhos que possuem com notas salgadas como o Jerez. Isso porque ele equilibra bem o sabor do ovo e do presunto.
Engana-se quem pensa que a harmonização com a pizza de muçarela é fácil. Isso porque o queijo em questão é rico em sal e gordura.
Sendo assim, a pizza de muçarela deve ser harmonizada com vinhos que são bem ácidos. O acompanhamento pode ser um vinho tinto Merlot ou então um vinho branco Chardonnay mais encorpado.
Essa mais uma opção bastante apreciada por vegetarianos e veganos. A pizza de rúcula com tomate seco, embora tenha um sabor mais amargo, possui uma suavidade que é dada pelas notas herbáceas da rúcula.
Devido a essa mistura de sabores, essa pizza deve ser harmonizada com vinhos levemente ácidos, para não encobrir o sabor da pizza. Sendo assim, o vinho mais indicado é o Sauvignon Blanc.
Quando falamos de pizza de cogumelos, o que vem a nossa mente é o sabor terroso do ingrediente principal, independentemente da pizza ter sido feito com Shitaki, Shimeji, ou outro tipo de cogumelo.
Mesmo que a pizza tenha outros ingredientes, o que sempre se destacará é o sabor terroso dos cogumelos. Por essa razão, a pizza em questão deve ser harmonizada com vinhos que tenham um sabor tão terroso quanto o dos cogumelos. As melhores opções são os vinhos Pinot Noir, Merlot e Carménère.
O atum, ao contrário da maioria dos peixes, possui um sabor bem forte, que fica mais acentuado quando ele é o ingrediente principal de uma pizza. Por isso, a escolha do vinho que harmonizará com a pizza de atum deve ser feita com bastante atenção.
O atum encobre o sabor do vinho branco. Por outro lado, esse peixe pode ter o sabor encoberto por um tinto. Sendo assim, a melhor alternativa de harmonização é o vinho rosé. Isso porque ele é encorpado com o vinho tinto, mas é refrescante como o vinho branco.
A combinação de frango com catupiry na pizza é tão perfeita quanto a goiabada com queijo. Contudo, a mistura do sabor desses dois ingredientes exige uma atenção especial a escolha do vinho que acompanhará a pizza.
Desse modo, o vinho ideal para harmonizar com a pizza em questão é aquele que não se deixa encobrir pelo forte sabor do catupiry, mas que não anula o gosto do frango. Assim, a pizza de frango com catupiry deve ser harmonizada com vinhos levemente encorpados e boa acidez, como o Pinot Noir e o Rosé.
O palmito, que se mistura ao queijo dentro de uma pizza, fica com uma textura mais macia do que já possui. Dessa maneira, o sabor do palmito se torna predominante, dando um toque de leveza a pizza.
Devido a essa leveza, a pizza de palmito deve ser harmonizada com vinhos chardonnays frutados, como os que são produzidos aqui na América do Sul.
Depois de conhecer essas dicas para harmonizar vinhos com pizza, sugerimos que você experimente cada uma dessas combinações. Afinal, a melhor forma de descobrir a harmonização que mais te agrada é degustando todas elas.